sexta-feira, 7 de abril de 2017

Quem liga para a Primeira Liga?


A primeira liga a gente sempre esquece
Criada com o objetivo de “peitar” a CBF, no que se refere à independência para promover seu próprio torneio, a Primeira Liga hoje não passa de “mais do mesmo”. Digo “mais”, pois passou de 12 para 16 clubes, de um ano para o outro. Digo “do mesmo”, pois parece só servir para inchar ainda mais o já bem inchado calendário do futebol brasileiro. Afinal, os estaduais continuam aí e os nacionais também. Se a ideia era substituir algum, ela não deu certo.

Treinadores reclamam (e com razão) de ter que colocar em campo um time para jogar o estadual num dia e outro time para jogar a Primeira Liga no dia seguinte. Isso sem contar que grandes clássicos do futebol brasileiro acontecem com times reservas e dirigidos por seus auxiliares técnicos. Um torneio “sem sal”, que encerra sua primeira fase em abril, para reiniciar com as quartas de final em agosto, concorrendo com Libertadores, Copa do Brasil e Sulamericana. Lembrando que, como atletas não são máquinas, clubes com maior poder aquisitivo e grandes elencos podem até acabar sobrevivendo a tudo isso, pois têm reposição. Mesmo assim, pela questão do desgaste, pode ser um tiro no pé. Quanto aos mais humildes...

Então, para que serve exatamente a tal Primeira Liga? Quem sabe para os clubes faturarem com direitos de TV, pois a média de público nos estádios é baixíssima em jogos dos grandes contra os considerados pequenos. E mesmo nos clássicos, não chega a empolgar. Atrativos de verdade, não há.

E por achar que o verdadeiro torcedor dá muito mais valor a um título estadual, sinceramente, me diga: você liga para a Primeira Liga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário